sexta-feira, 29 de março de 2013

Público lota Tenda do TPI no Aleluia Ilhéus Festival

Teodorico Majestade fechou a noite da Tenda do TPI com casa lotada
Auto do Boi da Cara preta abriu o primeiro dia
Três espetáculos com plateia cheia. Assim foi o primeiro dia da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) no Aleluia Ilhéus. A estreia aconteceu na tarde de ontem (28) com o musical Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta. Em seguida, o grupo Arte no Atto encenou Via Sacra em Versos e, fechando a noite, a comédia Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito, do TPI. A programação vai até domingo (31), com atrações de teatro, música, dança e circo sempre a partir das 16 horas.
 

Via Sacra em Versos volta a se apresentar hoje (29)
O grupo espera repetir o êxito do primeiro dia até o final do evento. “A adaptação ao novo espaço foi um sucesso e o público lotou todas as sessões”, disse o diretor do TPI, Romualdo Lisboa. O musical infanto-juvenil Lendas da Lagoa Encantada, da Cia. Boi da Cara Preta será a primeira atração de hoje (29), às 16 horas. E, às 17h30min, o Grupo Arte no Atto marca a Sexta-feira da Paixão com Via Sacra em Versos. Às 19 horas, as bandas Jah Bless e Improviso Nordestino fazem um show, com participação especial do músico e cantor Sérgio di Ramos. 

No sábado, o Grupo Teatro/Circo Maktub apresenta o espetáculo de palhaçaria Homens ajudam homens? e a Companhia Casa Aberta de Teatro encena a comédia A filha do coronel. Fechando a noite, shows das bandas Entroppia e Dr. Imbira, transportando a estrutura do projeto Sábado Sim, que traz o som das bandas alternativas regionais. 

O último dia de programação d’A Tenda é Nossa, começa com o espetáculo Hoje é dia de Circo, do Grupo Teatro/Circo Maktub. Após a apresentação, a A-RRISCA Cia. de Dança traz a intervenção urbana Outros Olhares. E, a partir das 19 horas, o palco da Tenda ficará disponível para improvisações artísticas. 

A participação do TPI no Aleluia Ilhéus foi um convite do Sebrae, um dos patrocinadores do evento, junto com a Secretaria Estadual de Turismo, Bahiatursa e demais instituições. O grupo ficou responsável pela organização técnica e artística do espaço A Tenda é Nossa. O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus e Associação de Turismo de Ilhéus (Atil). 

A partir da próxima semana, o Teatro Popular de Ilhéus e grupos agregados deixam a Casa dos Artistas, mantendo sua programação, cursos e oficinas em novo local na Avenida Soares Lopes. O grupo ilheense leva a tenda a alguns metros adiante, montando-a ao lado do campo da ADEB. O espetáculo de estreia será o musical infanto-juvenil da Cia. Boi da Cara Preta, Lendas da Lagoa Encantada, às 20 horas do dia 06 de abril.

quarta-feira, 27 de março de 2013

TPI estreia no Aleluia Ilhéus na tarde desta quinta-feira

"Auto do Boi da Cara Preta" abre programação da Tenda no Aleluia Ilhéus Festival nesta quinta (28)
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) estreia sua programação no espaço A Tenda é Nossa, no Aleluia Ilhéus Festival nesta quinta-feira (28). A abertura será às das 16 horas com o musical infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta, da Cia Boi da Cara Preta. Até domingo (31), o grupo será responsável pela organização técnica e artística do espaço, elencando as atrações de teatro, música, dança e circo. 

Ainda na quinta-feira, A Tenda é Nossa segue sua programação com o Grupo Arte no Atto encenando Via Sacra em Versos. O espetáculo narra a história de Jesus Cristo através de textos da Literatura Brasileira e Portuguesa. E, às 19 horas, o Teatro Popular de Ilhéus encena a sátira em cordel Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito. 

A sexta-feira (29) será aberta com Lendas da Lagoa Encantada, outro musical infanto-juvenil da Cia. Boi da Cara Preta. Às 17 horas, mais uma vez, o Grupo Arte no Atto marca presença com Via Sacra em Versos. Às 19 horas, as bandas Jah Bless e Improviso Nordestino fazem um show, que terá a participação especial do músico e cantor Sérgio di Ramos. 

No sábado, o Grupo Teatro/Circo Maktub apresenta o espetáculo de palhaçaria Homens ajudam homens? e a Companhia Casa Aberta de Teatro encena a comédia A filha do coronel. Fechando a noite, shows das bandas Entroppia e Dr. Imbira, levando a estrutura do projeto Sábado Sim, abrindo espaço para bandas alternativas regionais. 

O último dia de programação d’A Tenda é Nossa começa com o espetáculo Hoje é dia de Circo, do Grupo Teatro/Circo Maktub. Na sequência, vem a A-RRISCA Cia. de Dança trazendo a intervenção urbana Outros Olhares. E, a partir das 19 horas, o palco da Tenda será aberto para improvisações artísticas variadas. 

A participação do TPI no Aleluia Ilhéus foi um convite do Sebrae, que é um dos patrocinadores do evento, junto com a Secretaria Estadual de Turismo, Bahiatursa e demais instituições. O festival é promovido pela Prefeitura de Ilhéus e Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e, além de contar com A tenda é Nossa, promoverá palestras e seminários, exposições de artes plásticas, literatura, gastronomia e shows de grande porte. Haverá ainda estandes de produtos da agricultura familiar, mostrando o processo que o cacau passa até virar chocolate.

terça-feira, 26 de março de 2013

DJ e escritores marcam presença nesta quarta na Casa dos Artistas

Piligra
Daniela Galdino
O DJ Jef Rodriguez e os escritores Daniela Galdino e Piligra serão as atrações desta quarta-feira (27). Às 17 horas, o vocalista da banda OQuadro monta sua pick up e toca suas pesquisas musicais mais recentes em frente à Casa dos Artistas. Mais tarde, a partir das 19 horas, a Mondrongo Livros, editora do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), realiza o segundo encontro com escritores deste mês, no interior do espaço cultural. As duas atrações são gratuitas. 

Além de música, o projeto Transeunte também traz poesia. Na última quarta-feira (20), Gustavo Felicíssimo foi convidado a declamar poemas, tendo o blues como música de fundo para o recital. Amanhã, está garantida a participação de André Rosa. O DJ Jef Rodriguez ainda aproveita a oportunidade para trazer alguns de seus alunos da Fundação Fé e Alegria para colocarem em prática a discotecagem.


Gustavo Felicíssimo e Jef Rodriguez
Jef Rodriguez orientando aluno na pick up












O encontro com escritores será mediado por Gustavo Felicíssimo, coordenador de Literatura do TPI. “Os convidados falarão a respeito do processo criativo, influências, seus livros e sobre questões fundamentais que envolvem a criação, tudo com a participação ativa do público”, explica o mediador. 

Outro objetivo do encontro é difundir a obra de autores sulbaianos entre os leitores da região. Na primeira edição, foram convidados Rodrigo Melo e Heitor Brasileiro Filho, que, recentemente, lançaram suas obras pela Mondrongo Livros. Amanhã, além da parte literária, estão previstas performances das cantoras Potira Castro e Neia Dendê. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Curtas de ficção e animação encerram Cineclube de março

O Cineclube Équio Reis desta terça-feira (26) encerra o mês de março com dois curtas-metragens. A partir das 19 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus, serão exibidas a ficção Bordel e a animação Traços do Silêncio, produzidas por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A entrada é franca e ambos os vídeos são recomendados para maiores de 18 anos. 

A ficção Bordel, de Camila Bahia, conta a história de um bordel cuja rotina é mudada após um cliente misterioso solicitar a prostituta mais famosa da casa. Já Traços do Silêncio, animação dirigida por Dimitri Vasconcelos e Raphael Nascimento, é um conto de terror no qual desenhos de uma garotinha expressam seus conflitos familiares. A atual edição do Cineclube Équio Reis é fruto da parceria entre a Uesc e o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus. 

sexta-feira, 22 de março de 2013

TPI leva sua programação a novo espaço na Avenida Soares Lopes

Lendas da Lagoa Encantada abrirá programação do novo espaço do TPI
O TPI e grupos agregados deixam a Casa dos Artistas e levam sua programação a um novo local na Avenida Soares Lopes. A partir do dia 06 de abril, as ações do grupo ilheense acontecerão em uma tenda, montada ao lado do campo da ADEB. A estreia será com o musical infanto-juvenil da Cia. Boi da Cara Preta Lendas da Lagoa Encantada, às 20 horas. 

Antes da mudança para o novo endereço, o TPI será responsável pelas atrações do espaço A Tenda é Nossa, no Aleluia Ilhéus, entre os próximos dias 28 e 31. A participação no evento foi garantida a convite do Sebrae, um dos patrocinadores do festival. A organização técnica e artística do espaço ficou a cargo do grupo, contando com atrações de teatro, música, dança e circo, sempre a partir das 16 horas. 

A programação d’A Tenda é Nossa começa com a Cia. Boi da Cara Preta, que apresentará o espetáculo Auto do Boi da Cara Preta. Em seguida, o Grupo Arte no Atto encena Via Sacra em Versos, contando a história de Jesus Cristo através de textos da Literatura Brasileira e Portuguesa. E, às 19 horas, o Teatro Popular de Ilhéus encena a sátira em cordel Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito. 

Lendas da Lagoa Encantada abre a programação do segundo dia e, mais uma vez, o Grupo Arte no Atto marca a Sexta-feira da Paixão com nova apresentação de Via Sacra em Versos. Às 19 horas, as bandas Jah Bless e Improviso Nordestino fazem um show, que terá a participação especial do músico e cantor Sérgio di Ramos. 

No sábado, o Grupo Teatro/Circo Maktub apresenta o espetáculo de palhaçaria Homens ajudam homens? e a Companhia Casa Aberta de Teatro encena a comédia A filha do coronel. Fechando a noite, shows das bandas Entroppia e Dr. Imbira, transportando a estrutura do projeto Sábado Sim, que traz o som das bandas alternativas regionais. 

O último dia de programação d’A Tenda é Nossa começa com o espetáculo Hoje é dia de Circo, do Grupo Teatro/Circo Maktub. Após a apresentação, a A-RRISCA Cia. de Dança traz a intervenção urbana Outros Olhares. E, a partir das 19 horas, o palco da Tenda ficará disponível para diversas improvisações artísticas.

terça-feira, 19 de março de 2013

Música e poesia juntas no projeto Transeunte

A escritora Daniela Galdino recitando poemas
do seu livro Inúmeras no  último dia 06 

Manuseando sua pick up, um DJ apresenta ao público um repertório eclético, fruto de suas pesquisas musicais. Ao mesmo tempo, poetas sensibilizam e provocam os passantes, declamando pensamentos e sentimentos. Assim vêm acontecendo as últimas edições do projeto Transeunte, realizado por Jef Rodriguez, vocalista da banda de hip hop OQuadro. A ação acontece em frente à Casa dos Artistas de Ilhéus e, nesta quarta-feira (20), recebe o escritor Gustavo Felicíssimo.  

A cantora Neia Dendê soltando a voz
na declamação de poesias no dia 13
O primeiro Transeunte do mês, no dia 06, teve Daniela Galdino como convidada, autora do livro Inúmeras, publicado pela Mondrongo Livros, Editora do Teatro Popular de Ilhéus. E, no último dia 13, foi a vez da cantora Neia Dendê soltar sua voz na leitura de poesias. Amanhã, Gustavo Felicíssimo trará poemas inéditos, como Elegia para Rimbaud, com o ritmo do blues sendo o fundo musical para suas declamações. 



            

segunda-feira, 18 de março de 2013

Terça-feira é dia de Cineclube


O Cineclube Équio Reis exibe dois vídeos nesta terça-feira (19), na Casa dos Artistas. A partir das 19 horas, serão projetadas duas ficções: “Luzir de Antanho”, de Ronald Souza e Laíse Galvão; e “Reprise”, de Edriele Figueredo e Marcela Gonçalves. Esta edição da iniciativa uma parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A entrada é franca.

A-RRISCA Cia. de Dança substitui exposição de fotos com intervenção

 

Bailarinos emoldurados, etiquetados e contemplando uma parede vazia. Atos como esses fizeram parte da intervenção realizada pela A-RRISCA Cia. de Dança em substituição à exposição fotográfica que estaria em cartaz na Casa dos Artistas de Ilhéus. O protesto artístico aconteceu no último sábado (16), data em que o espaço receberia o acervo da exposição Quarta que Dança, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). 

As fotografias do acervo da Funceb ficariam expostas até o final do mês, seguindo o acordo feito junto à coordenação de dança do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Mas, na última terça-feira (12), a expografista enviada pela instituição de cultura estadual afirmou que o local e estrutura disponíveis não eram adequadas e iriam interferir na estética. “Sugerimos outros espaços e nossa equipe deu nova pintura à parede. Porém, mesmo reunindo esforços para atender às especificações, a Funceb suspendeu tudo na quinta-feira”, explica a coordenadora de Dança do TPI e diretora da A-RRISCA, Érica Ocké. 

Em função da recusa de promover a exposição Quarta que Dança, os bailarinos da A-RRISCA Cia. de Dança não deixaram o espaço sem a atração, simulando imagens vivas, surpreendendo o público com o protesto dinâmico e provocativo. “Lamentamos muito pelo ocorrido, mas pensamos que se a Funceb tivesse nos passado as exigências detalhadas com antecedência, as indisposições seriam evitadas e o público poderia apreciar belas imagens sobre a produção contemporânea da dança baiana”, complementou Érica. 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Gustavo Kruschewsky lança dois novos livros no sábado

Mais um autor regional tem suas obras publicadas pela Mondrongo Livros, editora do Teatro Popular de Ilhéus. O mais recente é Gustavo Kruschewsky, que lança dois novos livros neste sábado (16): Vida e Mudança e Algumas ideias. A cerimônia acontecerá a partir das 18 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus, onde o escritor recepcionará os leitores para sessão de autógrafos. 

O romance Vida e Mudança é uma ficção que traduz a docilidade e garra de pessoas modestas e sábias, nascidas numa localidade agrícola. Mesmo trabalhando incessantemente para os “coronéis”, zelando pela cultura da pera, demonstram felicidade natural. Já no livro de crônicas Algumas ideias, Kruschewsky reúne vários textos sobre as relações humanas cotidianas. 

Além do lançamento dos livros, a A-RRISCA Cia. de Dança marcará presença na solenidade. O grupo dirigido por Érica Ocké está preparando uma pequena intervenção, que surpreenderá o público.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Improviso Nordestino faz shows quinta e sexta-feira

Improviso Nordestino - foto Flávio Rebouças
Com um repertório autoral, a banda ilheense Improviso Nordestino faz duas apresentações nestas quinta e sexta-feira (14 e 15), na Casa dos Artistas. A banda ilheense sobe ao palco a partir das 20 horas, fazendo um som com grande influência da cultura popular nordestina. Os ingressos custam R$ 10 e R$5. 

Ao longo de nove anos de carreira, o grupo tem aprimorado suas pesquisas sobre o cancioneiro popular e o Movimento Armorial. Este último surgiu na década de 1970, liderado por Ariano Suassuna com o objetivo de estabelecer uma arte nordestina erudita, que valoriza suas raízes populares. 

O grupo Improviso Nordestino é composto por Elielton Cabeça (voz, violão e craviola); Potira Castro (voz e percussão); Heloisa Aradna (voz e percussão); Binho Ribeiro (contrabaixo); Lula Soares (bateria) e Chacal (percussão). Após os shows desta semana, a banda afina a preparação de espetáculo inédito, com diversas inovações.

terça-feira, 12 de março de 2013

Teodorico Majestade é tema de documentário



O espetáculo Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito já foi apresentado em dezenas de cidades, localidades urbanas e rurais. Agora, será a vez de a comédia do Teatro Popular de Ilhéus marcar presença nas telas do cinema. A peça é o tema principal do documentário do diretor ilheense Elson Rosário, que mostrará a participação de Teodorico Majestade no processo de cassação do prefeito de Ilhéus, em 2007. As filmagens começam nesta quarta-feira (13) e vão até domingo (17). 

O filme tem como enredo a mobilização popular fortemente estimuladas após apresentações da sátira em cordel Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito. O espetáculo estreou em meio aos estouros de escândalos do governo municipal. Com irreverência, a peça escrita e dirigida por Romualdo Lisboa denunciava as falcatruas e conclamava o povo a exercer seus direitos de cidadão. O movimento tomou conta das ruas, alcançou a Câmera de Vereadores e a comédia chegou a ser encenada nas escadarias do Palácio Paranaguá, sede administrativa do executivo municipal. 

Além de cenas do espetáculo e imagens de arquivo dos protestos em que Teodorico Majestade esteve presente, também o documentário prevê entrevistas com personalidades que acompanharam e participaram do processo de mobilização. Políticos, jornalistas, sindicalistas e os próprios artistas estão entre os depoimentos que enriquecerão a narrativa do fato histórico que será registrado em vídeo. 

Depois de finalizado, a ideia é que o curta-metragem de 15 minutos alcance o maior número de pessoas, sendo exibido em mostras e festivais, distribuído em sedes de movimentos sociais, culturais, instituições de ensino e TVs públicas e comunitárias. O projeto prevê ainda a disponibilização do vídeo na internet para visualização e download gratuito. “Com esta difusão, o filme irá estimular debates e reflexões críticas sobre cidadania, mobilização social, cultura popular e exercício democrático”, declarou o diretor Elson Rosário. 

O documentário foi selecionado pelo Edital n.º 02/2011 de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas de Curta-Metragem, de Ficção, Documentário e Animação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O filme conta ainda com a coprodução do Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Improviso Nordestino faz show nesta quinta e sexta


Cinema, música e literatura de terça a sábado na Casa

O Cineclube Équio Reis exibe dois vídeos nesta terça-feira (12), na Casa dos Artistas. A partir das 19 horas, serão projetados os documentários “Na tela de Narciso”, de Ana Carolina Alves, e “Oni Bodé Orun”, de Iajima Silena. Esta edição da iniciativa é fruto da parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A entrada é franca. 

Na quarta-feira (13), Mondrongo Livros, editora do TPI, realiza um encontro com dois escritores: Rodrigo Melo e Heitor Brasileiro Filho. O bate-papo sobre literatura será aberto ao público e começa às 19 horas. Mais cedo, às 17 horas, o DJ Jef Rodrigues discoteca em frente à Casa dos Artistas, no projeto Transeunte. 

A banda Improviso Nordestino realiza duas apresentações nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) às 20 horas. O repertório do grupo traz influências do cancioneiro popular, movimento armorial e suas simbologias. As entradas custam R$10 e R$5. 

A Mondrongo Livros realiza outra atividade no sábado (16). A partir das 18 horas, acontece a cerimônia de lançamento de duas novas obras do escritor Gustavo Kruschewsky: Vida e Mudança e Algumas ideias. 

Sarau das Mulheres reuniu mais de 20 artistas em Ilhéus



Poesia, música, dança e demais performances artísticas marcaram o I Sarau das Mulheres, realizado na noite da última sexta-feira (08), em Ilhéus. O evento atraiu a atenção do público, que lotou a porta da Casa dos Artistas a fim de prestigiar as apresentações de mais de 20 artistas regionais. Para marcar o dia internacional da mulher, a iniciativa provocou reflexão sobre a utilização da arte como forma de expressão e luta da classe feminina. 

Com flores, perucas e lingeries compondo a decoração, o foco principal do Sarau das Mulheres foi o protagonismo feminino, distanciando-se das homenagens já incorporadas pelo setor comercial. O palco foi rodeado por um varal, que recebeu diferentes peças femininas à medida que os artistas se apresentavam. 

Além do entretenimento, houve ainda espaço para protesto contra a violência sofrida pelas mulheres. As atividades foram transmitidas ao vivo via internet pelo coletivo de poesia “Outra Primavera”. O evento foi organizado de forma colaborativa por produtores e artistas regionais e contou também com apoio do Teatro Popular de Ilhéus. 

quarta-feira, 6 de março de 2013

I Sarau das Mulheres acontece nesta sexta-feira em Ilhéus


O protagonismo feminino no campo das artes será o principal eixo do primeiro Sarau das Mulheres, que acontecerá em Ilhéus nesta sexta-feira (08). A iniciativa começa às 19 horas, em frente à Casa dos Artistas. O evento contará com a participação de mais de 20 artistas que irão presentear o público com poesia, música, dança, conscientização e defesa dos direitos humanos. 

O Sarau das Mulheres pretende tirar o foco estritamente político e comercial do dia internacional da mulher. A iniciativa trará para discussão o uso da arte como forma de resistência e organização das mulheres, que ainda sofrem violência e discriminação cotidianamente. 

A organização do Sarau das Mulheres acontece de maneira coletiva por produtores e artistas regionais. O evento também conta com o apoio do Teatro Popular de Ilhéus. As atividades serão transmitidas ao vivo via internet pelo coletivo de poesia “Outra Primavera”, no endereço: http://www.ustreamingtv.com/outraprimavera.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Cineclube e música marcam semana na Casa dos Artistas

Cinema e shows musicais são as principais atrações desta semana na Casa dos Artistas de Ilhéus. Amanhã (05), o Cineclube Équio Reis exibe o documentário “A Contrapartida”, às 19 horas. Na quarta-feira (06), o DJ Jef Rodriguez discoteca no Transeunte, às 17 horas. O músico e cantor francês Jean-Marie Olive apresenta Realejo de Paris, às 18 horas de quinta-feira (08). E, no dia 09, será a vez do Sábado Sim, com o som independente regional a partir das 20 horas. 

O vídeo que será exibido no Cineclube Équio Reis integra a parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e o curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz. O projeto exibe produtos audiovisuais realizados pelos acadêmicos, sempre com debates sobre a obra ou tema abordado. Nesta terça-feira, o documentário “A Contrapartida”, de Mariana Ferreira, fala sobre a democratização do ensino superior após a crise cacaueira. A entrada é franca. 

Estilos musicais variados estão presentes nesta semana. Na quarta-feira, o DJ Jef Rodriguez, da banda OQuadro, discoteca sua seleção musical no Transeunte, às 17 horas. Na tarde seguinte, Jean-Marie Olive apresenta o show Realejo de Paris, às 18 horas. O músico e cantor francês executa clássicos no instrumento que aprendeu a tocar com seu avô. As atrações são gratuitas e acontecem em frente à Casa dos Artistas. Já no dia 09, duas bandas independentes se apresentam no Sábado Sim. Às 20 horas, terá o cult rock de Enttropia e o grunge de Infected Minds. Ingressos a R$10 e R$5. 

Ainda nesta semana, será aberta a exposição fotográfica Quarta que Dança. A partir de quarta-feira (06), o público poderá conferir 30 imagens registradas por João Milet Meirelles e Tiago Lima, que mostram cenas da contemporânea dança baiana. Os trabalhos foram produzidos em 2011, através de projeto da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).